Sergey Brin e Larry Page criam um mecanismo de busca chamado Google, que está se transformando no mais eficiente site de busca da internet. A razão do sucesso se deve ao fato de sua velocidade de resposta ser superior a um segundo, e ao critério de busca, que tem como base um indicador denominado Page Rank, que permite listar nos primeiros lugares os resultados mais relevantes, evitando assim que os usuários percam tempo visitando sites cujo conteúdo não seja interessante.
O nome é uma referência ao termo goolgol criado pelo matemático Edward Kasner, da Universidade da Columbia (EUA), para indicar a centésima potência do número 10, ou seja, a unidade seguida de 100 zeros.
Funções do Google
O site hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro através da publicidade. Ele é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers (Centro de Processamento de Dados) ao redor do mundo, processando mais de um bilhão de solicitações de pesquisas.
home page do google
créditos das imagens: reprodução
De volta ao presente...
O Google, pela popularidade que alcançou, já foi alvo de documentário. Trata-se do Google Me - The Movie, que fala de um jovem que, ao descobrir que existiam mais sete pessoas no mundo com o mesmo nome que o seu, foi atrás delas para conhecê-los.
O Google, pela popularidade que alcançou, já foi alvo de documentário. Trata-se do Google Me - The Movie, que fala de um jovem que, ao descobrir que existiam mais sete pessoas no mundo com o mesmo nome que o seu, foi atrás delas para conhecê-los.
A história desse site de busca, que virou gigante na web, também poderá se tornar filme, de acordo com especulações publicadas nos portais brasileiros Terra e Globo, no dia 20 de agosto de 2010. O longa será inspirado no livro Googled: The End Of The World As We Know It, de Ken Auletta, lançado em 2009. No entanto, não existe ainda nenhum pronunciamento oficial sobre sua realização.
Além de toda a sua popularidade e de definir o modo como usamos a web hoje, a empresa Google foi considerada, em 2010, o melhor lugar para se trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa anual GPTW (Great Place to Work) publicada na revista Época de 23 de agosto de 2010.
Refeições caprichadas e que não são descontadas do salário, contam com pães, iogurte, frutas e sucos; disponibilidade de escolher seu próprio horário de chegada ao trabalho; trabalhar sentados em pufes e sofás; para relaxar, durante o expediente, o funcionário pode receber uma sessão de massagem, jogar pebolim ou pingue-pongue, assistir dvds, ler revistas; e ainda ganhar de presente de natal presentinhos como um smartphone. Além de outros destaques, como plano de saúde e odontológico de alto padrão, além de um auxílio-educação de R$ 16 mil por ano, sem nenhuma obrigação posterior por parte do funcionário.
Apesar da aparente descontração, trabalhar em uma empresa grande exige muito, pois requer pessoas responsáveis e ambiciosas. Em entrevista à Revista Época, a diretora de Recursos Humanos do Google para a América Latina, Mônica Santos, diz que os benefícios constroem um clima de bom humor. " Mas procuramos pessoas que queiram se desenvolver e com senso de responsabilidade muito forte, diz.
Link da matéria completa na revista Época, publicado em 19/08/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário