Produção de...

Minha foto
Rio das Pedras , SP, Brazil
Blog criado para compartilhar minhas experiências literárias.

sábado, 30 de outubro de 2010

IBM lança máquina de escrever e fazer cálculos para uso pessoal


12 de agosto de 1981

A IBM Corporation anunciou, hoje, o seu menor e mais acessível computador, o IBM Personal Computer.
Especialmente desenvolvido para uso em negócios, trabalhos escolares e doméstico, o sistema é de fácil operação, e será vendido a partir de US$ 1.565,00. A máquina executa o sistema operacional DOS, da Microsoft, com linguagem fácil até para quem não tem familiaridade com computadores.
O sistema traz um teclado com 83 teclas, até 262.144 caracteres disponíveis, e uma impressora que pode imprimir em duas direções e em velocidade de 80 caracteres por segundo, e um microprocessador de 16 bits de alta velocidade.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O início da revolução dos computadores

30 de março de 1951

Censo de 1950 contará com processador digital

Amanhã, as pesquisas do Censo, que possibilitam o recolhimento de informações da população americana, como números de habitantes, de homens e o que fazem, contará com tecnologia especial, a facilidade da UNIVAC I, que será o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos.

Processadores digitais já existentes

Todos os processadores digitais já existentes no mercado (ENIAC - Primeira máquina inteiramente eletrônica, que usa válvulas, projetada na Universidade da Pensilvânia; EDVAC - também projetada na Universidade da Pensilvânia, executam cálculos aritméticos com números codificados em forma binária, se aproximando da tendência futura de projeto de computador; e o SEAC - outro computador a se tornar operacional, como muitos outros - Whirlwind, MANIAC, etc) foram financiados pelo governo dos Estados Unidos e pelas grandes universidades, tendo seu uso inicial se espalhado pelo campo científico.

02 de setembro de 1969

Estados Unidos se protege e lança rede contra ataques

Os Estados Unidos da América lançarão novo sistema de proteção para manter a comunicação das bases militares na Guerra Fria. Idealizada pela Agência de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (DARPA), chama-se Arpanet.
O novo sistema, que servirá de apoio a uma eventual reação militar em caso de ataque soviético ao território americano, conta com um back bone que passará por baixo da Terra, e que se tornará praticamente indestrutível pela URSS.

Time que implantou a Arpanet

ARPANET é comandada por cientistas

Com o fim da Guerra fria, a Arpanet - sistema que é mantido por militares, será repassado a cientistas para estudos sobre a rede, e, futuramente, a universidades.

1982

Internet. Quem conhece?

Discute-se sobre uma rede que conecta e transmite informações entre computadores. Desenvolvido pelos Estados Unidos para proteção de dados na Guerra Fria, a Arpanet, que foi direcionada para o termo "internet" nesse ano, está em constante pesquisa nas universidades e centros de pesquisa, e intriga os cidadãos comuns.
Segundo o jornalista e mestre em comunicação e mercado, Álvaro Bufarah, toda a tecnologia influencia no dia-a-dia das pessoas. "Todos os meios, todas as tecnologias, todas as inovações, de alguma forma, influenciam nas questões culturais, políticas e econômicas. O jornalista ainda salienta que a expansão dos computadores pessoais significa uma grande revolução, além da internet, da distribuição de satélites e da telefonia, tudo que está relacionado com o computador - todo o conjunto de elementos que caracteriza a revolução digital. "Isso tem um peso histórico, político, econômico e cultural, tal qual foi a revolução da imprensa de Gutenberg no século XV". Álvaro acredita que, tecnicamente, a revolução da internet talvez seja mais profunda do que a de Gutenberg, devido à gama de pessoas e à velocidade envolvidas no processo.


Vídeo mostra o surgimento da Arpanet, "embrião" da internet hoje.

Visões distantes, perto de você

De estudos de matemáticos e físicos, a televisão só foi criada graças a inúmeras experiências, desde o século XIX, quando os cientistas já estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância.

Televisão chega ao Brasil



19 de setembro de 1950

PFR-3 Tupi Difusora Canal 3

É de Assis Chateuabriand, fundador do Diários Associados, o primeiro discurso da televisão brasileira. Na noite de 18 de setembro, na rua 7 de Abril, em São Paulo, aconteceu a primeira transmissão de programa televisivo, dirigido por Cassiano Gabus Mendes.
Durante 5 horas de transmissão, os brasileiros se encantaram com os sucessos de Hebe Camargo e do Frei José Mojica, além de comentários políticos e esportivos.
Duzentos televisores transmitiram o momento histórico no Brasil, e receptores foram instalados em locais públicos para que a novidade pudesse chegar a um maior número de pessoas.

Lolita Rodrigues canta o Hino Da Tv Brasileira composto a pedido de Assis Chateaubriand por ocasião da inauguração da Tv Tupi-SP (1950).



De volta ao presente...

TV Digital e o IPTV

Walter Lima, jornalista, doutor e professor da Cásper Libero, avalia que o Brasil está muito atrasado em relação à tv digital. "Nos Estados Unidos não tem nenhum lugar que não tenha tv digital, pois eles decretaram o fim da tv, não existe um tudo rádio de captar lá, pois eles estão em experiência de tv digital desde 1997", diz Lima. Ele avalia que os interesses comerciais do Brasil atrapalham o desenvolvimento, e esse atraso leva as pessoas a acessarem conteúdos de diferentes formas, através de games e jogos.

" As empresas de tv acharam que barrando a entrada da tv digital, por causa do modelo de negócios, estariam mais seguras, mas estão chegando outras tecnologias como o canal digital, como o IPTV, que é a tv por protocolo de internet", avalia Lima.

Ricardo Anderaos, diretor de produtos on-line do E-band, da Rede Bandeirantes de Comunicação, também discute a questão do IPTV, um sistema no qual, pelo próprio sinal de tv, é possível receber conteúdo, conectando a televisão com a internet em um aparelho de televisão com um receptor. "Paralelamente à tv digital tem os fabricantes criando sistemas próprios denominados IPTV, que é uma televisão onde você pluga um cabo de rede, onde você consegue navegar pela internet e acessar conteúdos", diz Anderaos.

Ao dispor de duas vias de comunicação, contrário à televisão tradicional, o IPTV pode proporcionar maior interação aos usuários. Com o IPTV é posssível comprar um produto que a televisão esteja anunciando no momento, e até atender a chamada telefônica de uma pessoa, sendo inclusive possível ver a imagem da pessoa.

Estamos caminhando para o futuro, e muitas tecnologias e invenções bombásticas, que nunca pensávamos existir, já estão em testes e sendo discutidas fervorosamente nas universidades. Demais, não?

Walter Lima discute o futuro das mídias e das tecnologias

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

É assustador, é incrível, e é cinema

1896

Hoje à noite no Teatro Concerto Parisiense, na Feira Russa de Nizhi-Novorod, além das atrações já conhecidas, os turistas e a população francesa poderá se surpreender com a mais nova invenção dos irmãos Lumière: Fotografias em movimento. O Café Chantant que chegou à Rússia para oferecer as delícias da vida parisiense, oferecerá ao cliente a transmissão da nova invenção, que também poderá ter como companhia uma das 120 coristas francesas.

Cinema espanta e perturba população

Medo. É a palavra que pode definir a apresentação da noite passada, no teatro Concerto Parisiense. "Vocês não sabem como foi estranho estar lá", disse Máximo Gorki, que esteve presente na noite de exibição. Ele não ficou espantado e boquiaberto, como a maioria dos primeiros espectadores do cinema, diante da nova capacidade de realismo e de tecnologia. "É aterrorizante ver esse movimento cinza de sombras cinzentas, mudas e silenciosas. Diga o que quiser, mas isso é irritante". Ele ainda acrescenta que a vida muda e cinza que o cinema apresenta começa a perturbar e deprimir. "Você está esquecendo onde está. Estranhas visões invadem sua mente e sua cosnciência começa a diminuir e turvar-se.


Irmãos Lumière

1900

1,5 milhões de pessoas acompanham exibição de cinema

A Exposição Universal de Paris apresentou, em um cinematógrafo de 18 metros de altura, filme para 1,5 milhões de pessoas.

1926

Don Juan é o primeiro filme falado do cinema, da produtora Warner Brothers

1913

Cinema ganha mais estrutura

O cinema está avançando e se profissinalizando, ganhando mais estrutura, narrativa e montagem.

As comédias estão em alta no momento, com os grandiosos Charles Chaplin e Oliver Hardy, da dupla O Gordo e o Magro.

Greta Garbo, estrela de quase duas décadas do cinema, protagonizou o último filme mudo, O Beijo, de 1929









Charles Chaplin em cena de March Past




Desenho do Mickey Mouse, da criadora Walt Disney, de 1928

Hollywood tem monopólio

O estúdios de Hollywood estão passando a deter o monopólio de produção, distribuição e exibição de filmes. A produtora está abrindo espaço para outros gêneros de filmes, como musicais e filmes de tiros e arrancadas.

Ídolo jovem da década de 50, Marlon Brando torna-se símbolo sexual. Alcançando o sucesso na década de 70 com o filme O Poderoso Chefão e Último Tango em Paris, ele atua até o ano de 2001, em A Cartada Final

Cinema é marcado por grandes inovações

Abordagem de drogas, prostituição e assuntos polêmicos até agora proibidos, são liberados. A liberdade de temas para o cinema é ampliado, e filmes produzidos querem estimular a moral e a venda de ideologias.

Cinema perde força

Com a invenção da TV em 1950, o cinema vem perdendo força, até cair de 15 para 45 milhões telespectadores. O cinema está obtendo lucro devido a uma uma brilhante geração de diretores, como Martin Scorsese, Brian de Palma, Woody Allen e Steven Spielberg.

Vídeo sobre a fantástica história do cinema.

De volta ao presente...

O que é cinema? Qual a sua importância?

Para o filósofo e doutourando em filosofia, Daner Hornich, o cinema expressa a "era industrial", que se manifestou e se manifesta num constante "movimento acelerado" do "mundo das imagens", que se notabilizou pelo avanço das máquinas, das técnicas e das novas tecnologias das sociedades industriais avançadas.

Emoção. Não apenas as músicas, as imagens e os astros, mas realmente, o que faz você assistir a um filme?

O cinema siginifica entretenimento para uma grande parcela da população. É uma indústria riquíssima, que fatura muito. Assim como os outros meios de comunicação, também serve para provocar debates e discussões sobre algo que está acontecendo. Como exemplo podemos citar a popularidade do filme Tropa de Elite 2, que discute sobre a violência e a polícia brasileira. Ele também relaxa e propicia momentos prazerosos, tensos, cheios de adrenalina ou tensão, conforme o gênero escolhido.

Segundo GONÇALVES (2008), a partir da segunda metade do século XIX, com as novas técnicas de reprodução, surgiram novas formas de arte e, entre elas o cinema, inaugurando uma nova forma de arte entre as multidões.

"O cinema imprimiu um novo ritmo para as técnicas da fotografia na época de seu surgimento, que possibilitou o "desenvolvimento das técnicas" e, possivelmente, o seu avanço na "civilização ocidental industrializada", diz Hornich.