Produção de...

Minha foto
Rio das Pedras , SP, Brazil
Blog criado para compartilhar minhas experiências literárias.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Visões distantes, perto de você

De estudos de matemáticos e físicos, a televisão só foi criada graças a inúmeras experiências, desde o século XIX, quando os cientistas já estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância.

Televisão chega ao Brasil



19 de setembro de 1950

PFR-3 Tupi Difusora Canal 3

É de Assis Chateuabriand, fundador do Diários Associados, o primeiro discurso da televisão brasileira. Na noite de 18 de setembro, na rua 7 de Abril, em São Paulo, aconteceu a primeira transmissão de programa televisivo, dirigido por Cassiano Gabus Mendes.
Durante 5 horas de transmissão, os brasileiros se encantaram com os sucessos de Hebe Camargo e do Frei José Mojica, além de comentários políticos e esportivos.
Duzentos televisores transmitiram o momento histórico no Brasil, e receptores foram instalados em locais públicos para que a novidade pudesse chegar a um maior número de pessoas.

Lolita Rodrigues canta o Hino Da Tv Brasileira composto a pedido de Assis Chateaubriand por ocasião da inauguração da Tv Tupi-SP (1950).



De volta ao presente...

TV Digital e o IPTV

Walter Lima, jornalista, doutor e professor da Cásper Libero, avalia que o Brasil está muito atrasado em relação à tv digital. "Nos Estados Unidos não tem nenhum lugar que não tenha tv digital, pois eles decretaram o fim da tv, não existe um tudo rádio de captar lá, pois eles estão em experiência de tv digital desde 1997", diz Lima. Ele avalia que os interesses comerciais do Brasil atrapalham o desenvolvimento, e esse atraso leva as pessoas a acessarem conteúdos de diferentes formas, através de games e jogos.

" As empresas de tv acharam que barrando a entrada da tv digital, por causa do modelo de negócios, estariam mais seguras, mas estão chegando outras tecnologias como o canal digital, como o IPTV, que é a tv por protocolo de internet", avalia Lima.

Ricardo Anderaos, diretor de produtos on-line do E-band, da Rede Bandeirantes de Comunicação, também discute a questão do IPTV, um sistema no qual, pelo próprio sinal de tv, é possível receber conteúdo, conectando a televisão com a internet em um aparelho de televisão com um receptor. "Paralelamente à tv digital tem os fabricantes criando sistemas próprios denominados IPTV, que é uma televisão onde você pluga um cabo de rede, onde você consegue navegar pela internet e acessar conteúdos", diz Anderaos.

Ao dispor de duas vias de comunicação, contrário à televisão tradicional, o IPTV pode proporcionar maior interação aos usuários. Com o IPTV é posssível comprar um produto que a televisão esteja anunciando no momento, e até atender a chamada telefônica de uma pessoa, sendo inclusive possível ver a imagem da pessoa.

Estamos caminhando para o futuro, e muitas tecnologias e invenções bombásticas, que nunca pensávamos existir, já estão em testes e sendo discutidas fervorosamente nas universidades. Demais, não?

Walter Lima discute o futuro das mídias e das tecnologias

Nenhum comentário:

Postar um comentário