O primórdio do celular...
As pesquisas começaram a ser difundidas no exterior em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos. Em 1956, a Ericson lança um celular que pesava cerca de 40kg. A Motorola, 17 anos depois, lança um modelo com 1 kilo. Mas o uso efetivo só entrou em operação em 1979, no Japão e na Suécia.
Aparelho MTA da Motorola
Agora o Brasil recebe esse sistema de comunicação móvel que vai permitir facilidade e conforto aos brasileiros na hora de falar com alguém distante, com a vantagem de não ser mais necessário ficar preso ao fio do telefone. Hoje os telefones são sem fios, e você poderá levá-lo pra rua, pra calçada, pra onde quiser!
Motorola Dynatac, de 1983
De volta ao presente...
Novidades para os aparelhos de telefonia móvel
A tecnologia nos aparelhos celulares
Não só falar, mas com uma infinidade de cores, mensagens, tons de monofônicos à polifônicos, câmeras fotográficas, filmadoras, jogos, despertador, calculadora, calendário... Quem imaginou que em um único aparelhinho pudéssemos ter tantos componentes? Mais: mensagens MMS, onde é possível o envio de vídeos, até chegar na falada internet, com páginas próprias e projetadas para o aparelho. E não podemos deixar de lembrá-los da tecnologia MP3, onde se ouve música e até rádio por esse incrível aparelhinho, além de tecnologias para leitura de texto, GPS, bluetooth, WI-FI, entre outras séries de funcionalidades disponíveis.
O pesquisador e jornalista Walter Lima chama a atenção para os meios analógicos, que não se falavam entre si, como o jornal, rádio, cinema e televisão. A partir do momento que temos dispositivos digitais e máquinas computacionais, essas mídias se convergem, acontecendo uma "convergência de mídias". "O som se transforma em quê? Em áudio. A imagem se transforma em quê? Em vídeo. Então todas essas situações vão se transformando e se digitalizando, e acontece a convergência, onde tudo acaba indo para um lugar só, podendo acontecer em celulares, computadores e em outros lugares".
Lima analisa ainda que toda as tecnologias refletem e influenciam na vida das pessoas à medida em que se tornam baratas e acessíveis, e se expandem, como no caso dos celulares. " As pessoas começam a se apropriar da tecnologia, e logo as pessoas terão mais celulares que computadores, usando-o para passar e-mail, ver vídeos, entre outros", diz Lima. Ele também avalia que o impacto dos celulares se deu pelo barateamento, quando todo mundo começou a usá-lo. "Ele é uma ferramenta muito útil às pessoas para passagem de textos, recebimento de e-mails e para falar", diz o jornalista.
As partes internas de um aparelho celular
A evolução dos celulares
Nenhum comentário:
Postar um comentário