19 de junho de 1999
A empresa Yahoo! é lançada no mundo da internet. O Yahoo!, que opera um portal na internet que permite o acesso a notícias, serviços e email, também é um site que facilita a busca por informação de maneira simplificada.
Os sites de busca na internet surgem junto com os portais, e estes acabam tendo um papel muito importante na sociedade, pois as notícias e as informações chegam de forma veloz, saindo do papel, da tela e do aparelho de rádio, e chegando também às maquinas de computadores.
De volta ao presente...
Segundo o jornalista Walter Lima, os portais surgem como uma primeira tentativa de jornalismo na rede. Ele os considera "uma metáfora do jornal" e observa que, no Brasil, são os principais meios pelos quais se pode ter acesso às notícias. No mais, observa que, aqui, estariam "acomodados", por não terem uma concorrência feroz entre eles, tal como acontece nos EUA. "Fora do Brasil há uma maior democratização da informação, pois a população busca portais de fora, por dominarem uma segunda língua", diz Lima.
Apesar de muito utilizado no Brasil, Lima acredita que os portais não tragam nenhuma novidade, pois um copia o outro. No mais, não fazem uso do conceito multimídia de verdade. "Multimídia é um roteiro que você faz, que tudo tem que ser complementar", diz. O que acontece não visão dele é que os textos apresentados nos portais são os mesmos dos vídeos e das fotos, o que os tornam redundantes.
Walter Lima faz análise dos portais no Brasil:
O jornalista multimídia André Deak também concorda que no resto do mundo não tenha muito mais portais, e verifica que no Brasil eles funcionem bem, apesar de cada vez mais deixarem de ser porta de entrada das páginas, pois hoje as redes sociais também são portas de acesso, assim como o Google e outros buscadores.
Uma característica dos portais é a de distribuir as notícias de forma geral. Quem está em São Paulo ou em Minas Gerais, por exemplo, recebe a mesma notícia do que se passou em determiando lugar. André Deak critica as tendências desse tipo de jornalismo para o futuro, pois avalia que as notícias não devem ser distribuídas massificadas, como ocorre com os portais, mas analisa ser importante a aproximação das pessoas e de construir conteúdos diferentes.
O diretor de Produtos On-line, Ricardo Anderaos, do E-band, fala o que são produtos online, característico da internet
Com o advento da internet aberta, Anderaos comenta sobre o fato de que os jornalistas devem estar prontos para distribuir notícias em todos os meios de comunicação
Apesar de muito utilizado no Brasil, Lima acredita que os portais não tragam nenhuma novidade, pois um copia o outro. No mais, não fazem uso do conceito multimídia de verdade. "Multimídia é um roteiro que você faz, que tudo tem que ser complementar", diz. O que acontece não visão dele é que os textos apresentados nos portais são os mesmos dos vídeos e das fotos, o que os tornam redundantes.
Walter Lima faz análise dos portais no Brasil:
O jornalista multimídia André Deak também concorda que no resto do mundo não tenha muito mais portais, e verifica que no Brasil eles funcionem bem, apesar de cada vez mais deixarem de ser porta de entrada das páginas, pois hoje as redes sociais também são portas de acesso, assim como o Google e outros buscadores.
Uma característica dos portais é a de distribuir as notícias de forma geral. Quem está em São Paulo ou em Minas Gerais, por exemplo, recebe a mesma notícia do que se passou em determiando lugar. André Deak critica as tendências desse tipo de jornalismo para o futuro, pois avalia que as notícias não devem ser distribuídas massificadas, como ocorre com os portais, mas analisa ser importante a aproximação das pessoas e de construir conteúdos diferentes.
O diretor de Produtos On-line, Ricardo Anderaos, do E-band, fala o que são produtos online, característico da internet
Com o advento da internet aberta, Anderaos comenta sobre o fato de que os jornalistas devem estar prontos para distribuir notícias em todos os meios de comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário