Produção de...

Minha foto
Rio das Pedras , SP, Brazil
Blog criado para compartilhar minhas experiências literárias.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Internet aberta: Um mundo novo a se descobrir

1995

O Telégrafo, o telefone e o rádio forneceram bagagem ao mundo para a criação da internet. Ela saiu da Guerra Fria, foi para as universidades, onde os pesquisadores a aprimoraram. Agora, chega ao povo brasileiro. Bem vindos à internet aberta.
Um meio de disseminar a informação, de divulgar, de colaborar e de interagir. Todos podem ter acesso a esse mundo fantástico que é acessar, entrar e navegar por páginas, por mundos que você poderá escolher, passeando por entretenimento, educação e mensagens instantâneas.

De volta ao presente...

A professora da USP, jornalista e doutora em ciências da comunicação, Nancy Ramadan, acredita que para os jornais sobreviveram, com o advento da internet, devem oferecer uma ideia diferente, com material de análise para eventual consulta e para ser guardado como algo exclusivo, como por exemplo uma opinião de alguém sobre um assunto, o que manteria o hábito do papel. Fora isso, ela acredita ser inviável e complicada a sobrevivência, como comenta no vídeo abaixo:



A jornalista acredita ainda que a internet representa uma grande revolução, tanto quanto foi a Revolução da Imprensa iniciada por Gutenberg, pois surge em um momento de economia globalizada, quebrando a ideia de espaços e barreiras. "De fato ela (a internet), é uma revolução sem precedentes, do usuário da web pegar uma informação e espalhá-la rapidamente. Você passa um link para 400 pessoas em poucos segundos... então, de fato, ela é importantíssima, e vem mesmo para marcar uma ruptura", acredita Ramadan.


Gilberto Gil, Pela Internet, 14 de dezembro de 1996. Data da primeira transmissão brasileira de música ao vivo pela internet, gravada na sede da IBM no RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário