Produção de...

Minha foto
Rio das Pedras , SP, Brazil
Blog criado para compartilhar minhas experiências literárias.

sábado, 13 de novembro de 2010

Novidades que permitem interatividade

Youtube, comunidade mundial de compartilhamento de vídeos

2005

Fundado em fevereiro, o YouTube é um novo site que permite que seus usuários armazenem, carreguem e compartilhem vídeos na web em formato digital. Ele foi criado pela dupla de americanos, Chad Hurley e Steve Chen. Seu início se deu em uma garagem de San Francisco, Califórnia (EUA). Porém, a ideia surgiu quando iniciaram um programa de computador para dividir vídeos com os amigos.

A idéia de criar o YouTube surgiu por conta do inconveniente de compartilhar arquivos de vídeo. “Estávamos em um jantar em janeiro de 2005, onde fizemos arquivos digitais. No dia seguinte, não conseguíamos enviá-los por e-mail e demoramos muito para colocá-los na internet. Pensamos que deveria haver uma forma mais fácil de fazer isso”, afirmou Hurley, em entrevista à revista “Fortune”.

No ano de 2007, a versão brasileira é lançada, demonstrando que não há limites de fronteiras.



Matéria exibida no Jornal da Globo, com entrevista de seus fundadores


Podcast - Um novo canal para a comunicação

Podcast surge como um novo recurso tecnológico. Ele é um canal de comunicação informal de muita utilidade, que permite a trasmissão e a distribuição de notícias, áudios, vídeos e diversas informações na internet. Desse modo, as informações se espalham na rede de maneira mais fácil, raápida e gratuita, permitindo aos internautas acompanharem as atualizações. É possível também baixar os arquivos para o computador, ou mp3 player do usuário, normalmente distribuído via RSS.



O passarinho do momento é azul

Fundando em março de 2006, criado por Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone. A ideia surgiu de Dorsey durante uma reunião de discussão de ideias, em que ele falava sobre um serviço de troca de status, como um SMS.

A rede social permite que os usuários enviem e recebam atualizações de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, conhecido como "tweets". O número de caracteres faz com que os usuários abusem da criatividade ao escrever. Usado para divulgação de notícias e comunicação rápida, a rede ainda não conta com versão em português, mas já é sucesso.


Ricardo Anderaos analisa o uso do twitter no jornalismo:



Créditos das imagens: reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário