Para entender a escrita, o alfabeto e todos os caminhos por onde as mídias passaram, é fundamental saber onde surgiram, como começaram, seus primórdios.
Tudo se inicia com a pré-história, que antecede a invenção da escrita. Segundo o professor universitário de filosofia, mestre e doutorando em filosofia, Daner Hornich, uma das questões mais importantes para os homens da pré-história era o som que se encontrava na natureza. "Ao ser abstraído pelo "imaginário humano" se transformou em linguagem no decorrer do desenvolvimento e da evolução do homem", diz Hornich.
Quanto aos motivos que levaram os homens da pré-história a se desenvolverem e se evoluírem, o professor destaca os instrumentos que utilizavam, após manipularem os "utensílios" e outros objetos, que são expressos nos símbolos da linguagem. "Os homens, ao manipularem os utensílios, dominaram "técnicas" que possibilitaram saltos biológicos (cérebros e mãos) e sociais (símbolos e linguagens)", analisa Daner.
Daner reflete sobre o problema da escrita, hoje, ao argumentar que ela foi e ainda é um poder simbólico e instrumental nas mãos dos homens, como meio de manipulação e dominação do imaginário e concreto das relações humanas. " A aprendizagem da escrita é a expressão concreta e simbólica da emancipação dos homens dos domínios da tirania, diz.
Um pouco da história... (voltando ao passado...)
Esculturas
As esculturas da época tinham relações com animais, como mamutes, renas e cavalos, e desmonstravam que os homens das cavernas realmente existiam e que deixaram suas pinturas para serem encontradas.
Homens das cavernas
Os homens das cavernas eram nômades e faziam uso de utensílios feitos a partir da pedra lascada, no período conhecido como Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada. O domínio do fogo e o desenvolvimento da agricultura foram avanços importantes no Período Mesolítico, quando eles começaram a se organizar em tribos. O desenvolvimento da metalurgia teve um importante papel no período que compreende o Neolítico ou a Idade da Pedra Polida, quando o homem começou a elaborar instrumentos de trabalho e armas, possibilitanto a divisão da sociedade em classes sociais.
3000 a.C
Início da história
O desemvolvimento da economia e da sociedade impulsionam o surgimento da escrita pelos sumérios. Após criarem a escrita cuneiforme, desenvolvem a escrita silábica para representar a língua falada.
Escrita cuneiforme
Hieróglifo de uma estela funerária egípcia
Junto com os hieróglifos egípcios, a escrita cuneiforme é o primeiro tipo reconhecido de escrita.
Século XIII a VI a.C
Hoje você só está aqui graças ao que acaba de ser inventado: o alfabeto
Povo fenício descobre uma nova forma de se comunicar
Surge no Oriente Médio, nas cidades de Biblos e Tiros, pela criação do povo fenício, o alfabeto. Graças a esta brilhante descoberta, esse humilde povo e os povos de outras localidades poderão se comunicar . Eles criaram uma nova forma de se comunicarem entre si, envolvendo a linguagem, mas não aquela com a qual estavam acostumados, e sim uma nova, onde cada símbolo representa uma consoante, com 22 sinais. Essa criação facilita os contatos comerciais que mantêm com diferentes povos.Alfabeto Fenício
Do século V até o XXI
O alfabeto fenício deu origem a muitos outros, e após o seu surgimento vieram o hebraico, no Oriente Médio; o Árabe, na Arábia; o Grego, na Grécia; até chegarmos ao Latino, criado na Itália, no século V a.C, e ainda em uso em muitas línguas no mundo.
Alfabeto Latino
Alfabeto Grego
Alfabeto Hebraico
Alfabeto Árabe
Crédito da s imagens: Reprodução
Muito legal, foi bem útil para uma pesquisa rápida e prática sobre o tema
ResponderExcluirMucho ruim!!!O meu livro é melhor --
ResponderExcluir