Um pouco da história...
A fotografia que é apresentada hoje percorreu muitas descobertas e experiências, desde quando Aristóteles viveu na Grécia Antiga e tinha conhecimento da produção de imagens através de passagem de luz por pequenos orifícios. No século XV a técnica já era usada por artistas famosos, como Leonardo Da Vinci, que anunciou o princípio da câmara escura, para esboçar pinturas.
1826 - O mundo conhece a fotografia
Esse verão foi registrado algo bem diferente do que todos estão acostumados a enxergar. Após muitos estudos sobre a gravação através da luz, a heliografia, o francês Joseph Nicéphore Niépce produz uma imagem da janela de sua casa, com a utilização de verniz de asfalto sobre vidro e uma mistura de óleos fixadores.
Hercules Florence - A descoberta da fotografia no Brasil
1830
O francês Hercules Florence, diante da necessidade de uma oficina impressora, inventa seu próprio meio de impressão, a pothographie. Fotografa atráves da câmera escura com uma chapa de vidro, usando assim um papel sensibilizado para a impressão por contato.
Link para consulta sobre a vida do pioneiro da fotografia, que viveu em Campinas, interior de São Paulo
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2004/ju241pag12.html
Vídeo retrata a História da Fotografia:
Créditos das imagens: reprodução
De volta ao presente...
Qual o significado da fotografia?
O professor de filosofia e mestrando em filosofia, Daner Hornich, avalia a fotografia como sendo um fenômeno do mundo moderno, "mundo" esse que se industrializou e se notabilizou pelas revoluções técnicas e tecnológicas que se expressaram nas "novas" formas (técnicas e artísticas) de captar a existência do homem no mundo. "A fotografia continua a ser a expressão do "objeto da tecnologia", como é o caso do celular, um objeto de múltiplas possibilidades", diz Hornich.
Walter Lima, jornalista, doutor e professor da Cásper Líbero, considera que as mídias estão se convergindo, ao avaliar o surgimento das novas câmeras digitais nos Estados Unidos. Elas tiram uma foto, e nela já fica registrado a informação do local de onde foi tirada, além de data e horário. Isso é uma coisa fantástica e mostra como as câmeras digitais estão evoluindo, completa o jornalista. " A gente achava no começo que os GPS só serviam para indicar o caminho, mas olhem como ele entra em outro sentido, dentro da posição da mídia, da fotografia", diz Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário