A distância entre as pessoas parece diminuir. Fruto de quase um século de estudos, o norte-americano Samuel Morse desenvolve e cria o telégrafo, instrumento que transmite informações escritas de forma impressa ou pictórica, baseado em experiências sobre eletromagnetismo. O aparelho melhora a comunicação, transmitindo mensagens em longas distâncias, o que possibilita o aumento da velocidade de produção de notícias e se torna, assim, um grande meio de comunicação para a sociedade.
Para o estudioso Walter Lima, o telégrafo mexe com a relação entre tempo e espaço do ser humano, destacando que é o primeiro dispositivo tecnológico a obter tal façanha. "O código Morse é muito potente, pois uma pessoa não precisa mais se deslocar do lugar de onde está para ouvir uma transmissão", diz Lima.
Walter Lima fala sobre a grande revolução que o telégrafo significou para a distribuição das notícias em tempo real, no final do século XIX
Samuel Morse, criador do telégrafo
Telégrafo
Sinais telégrafos do código Morse, que levou o nome de seu inventor.
Crédito das imagens: Reprodução
Eu penso se, quando Samuel F.B.Morse sonhou com a hipótese do telégrafo existir encurtando a distância entre tempo e espaço,imaginou que chegaria onde chegou (net).
ResponderExcluirMinha opinião pessoal é que sim.